domingo, 5 de junho de 2022

♡Pentecostes♡ - Diário de Enia Victoria - Dia Mundial do meio ambiente- 05 de Junho de 2022- Por Arthur Martins Filho Poeta lírico e escritor- As aventuras de Zezinho Augusto

          ♡Diário de Enia Victoria♡
                         Domingo 
Hoje acordamos cedo, pois  é dia de Pentecostes e eu fui convidada para  estar  na programação.
 Fomos todos à missa.
 Eu, com minha filha, mainha, e Zezinho com a Janete.
Pentecostes é uma celebração religiosa cristã que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo, cinquenta dias depois da Páscoa.
A cerimônia foi maravilhosa, e ao final da missa o padre arcebispo João Pessoa que me conhece desde criança e sabe que sou ativista ambiental.
Me chamou lá na frente  para falar sobre a importância de cuidarmos do nosso meio ambiente.
Pois hoje também é comemorado o dia Mundial do meio ambiente.
A igreja estava linda, e havia muitas crianças e adolescentes.
Então entre outras coisas e em suma;  falei sobre a importância da água- Atitudes efetivas e a conscientização:


A água é um dos bens mais importante que nosso planeta pode ter, exercendo um papel indispensável para a sobrevivência dos seres vivos e para o desenvolvimento da vida. Esse recurso natural renovável é, portanto, indispensável a todas as formas de vida. Tendo em vista tudo isso, nota-se a grande importância da preservação da água.
Sem investimentos decisivos para preservar a água, corremos o risco de perder gradativamente a fonte desse recurso, o que culminaria em graves crises globais de proporções jamais vistas. 
A água é, então, um recurso que devemos proteger e poupar, de modo a garantirmos a continuidade da vida humana nas próximas gerações. 

Por que preservar água?

De toda a água do planeta, 97% é de água salgada, que pode ser encontrada nos mares e oceanos. Apenas 2% formam as geleiras e, pasmem, somente 1% é água doce.


Portanto, toda a água potável do nosso planeta está restrita a esse 1%. Imagine agora o cenário em que essa “pequena” quantidade de água não é bem cuidada. 
Saiba que é exatamente isso que fazemos. 
Mesmo tendo um recurso limitado de água doce, nós seres humanos continuamos a utilizando de forma errada e irresponsável. 
Os recursos hídricos que possuímos continuam sendo degradados, de modo a comprometer o futuro do nosso planeta. 

Resíduos da Covid-19 estão poluindo os oceanos

O que prejudica e polui nossas fontes d’água?

Tenha em mente que o fator que mais prejudica as fontes de água é, sem dúvida, a poluição ambiental. 
Entre as principais fontes potenciais de contaminação das águas estão: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades industriais, saneamento básico precário ou inexistente, entre outros. 
Para entendermos melhor os impactos, vamos a um exemplo. Inúmeras indústrias, entre especialmente as que atuam no ramo da produção de celulose, tecidos, tintas e solventes, são responsáveis por eliminar metais pesados no processo produtivo, como mercúrio, chumbo e cádmio. Quando não há um tratamento de resíduos adequado – que é a maioria dos casos -, a indústria pode contaminar rios próximos e até mesmo o lençol freático da região onde está instalada.
Além disso, é importante ressaltar que a poluição “comum”, por meio do lixo do dia a dia, também é vista como uma das principais causas da poluição de água potável.
 Basta observarmos a quantidade de resíduos em rios e lagos como descartáveis, peças de roupas, aparelhos domésticos, pneus, móveis e muitos mais. 
Por fim, outro fator que prejudica a preservação da água está ligado ao gasto irresponsável e desperdício desse recurso.  

Entenda como os oceanos e rios podem gerar energia.

Preservação da água: mais importante do que imaginamos

Tendo em mente a quantidade de água doce que possuímos e a forma como tratamos esse recurso tão importante, fica fácil observar a importância da preservação da água. 
☆Fim☆

05 de Junho de 2022
Está parte explicativa tem como fonte de pesquisa Google. 
Não é de minha autoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário