sexta-feira, 5 de novembro de 2021

☆O herói☆Onde está o herói de nossos dias? - Uma homenagem à Mara Santos empresária e professora de dança - Crônica por Arthur Martins Filho poeta lírico e escritor

                             ▪Crónica▪
         ☆O herói☆
Onde está o herói dos nossos dias?
 Me peguei pensando nisso, enquanto ouvia a bela música de Michael Jackson - One Day in your life (Um dia na tua vida) música lançada em 25 de Março de 1981
Que me fez refletir o quanto nos faz falta um alguém que nos inspira; seja pela sua arte, seja por sua forma de viver a vida,  por seu legado, mas que  nos marca e nos inspira.
 Nossa geração me parece estar carente disso; não de uma forma generalizada, é óbvio, mas eu sinto falta.
E essa pequena lembrança, através dessa música, me fez dar uma volta ao passado, perpassou por mim, memórias, sobressaltou, e me trouxe ao presente.
E por isso eu quero lhe contar um pouco da história de Mara Santos, (50 anos) - Nascida em Salvador- Bahia uma grande empresária  e professora de dança. 
Está em São Paulo desde os seus 10 anos de idade, e montou sua escola de dança no bairro do Jabaquara desde 1996.

No ano de 2015 passei a conhecer o trabalho que realizava a professora de dança Mara Santos, através de meus alunos.

Pois eu dava aula num espaço na vila Matilde e os alunos diziam que após a aula- que era aos sábados - iriam passar na escola da Mara Santos para dançar e almoçar feijoada.

E neste mesmo ano pintou uma audição para participar na comissão de passistas na escola de samba Barroca zona sul, e eu fui escolhido, e para grande surpresa a professora Mara Santos era uma das coordenadoras da ala e a porta bandeira.

Então passei a conhecê-la 

Participar daquele evento foi uma experiência incrível.

No mesmo ano,  a Mara me convidou   para dançarmos num show musical na casa Tom Jazz em Moema.

No ano de 2016 ministrei algumas aulas em sua escola e lembro que fiz um trabalho  como personal dancer num evento organizado por ela no bairro Jabaquara.

E no ano de 2018 ela ficou doente com  leucemia, e quando eu soube estava na rádio CDk Music e anunciei ao vivo.

O hospital AC Camargo em que ela estava  e fiz um apelo à quem pudesse doar sangue.

O tempo passou ela foi superando, e em 2019 a convidei para participar do meu programa: Dançando a poesia
A entrevistei e ela muito solicita relatou tudo que coloquei,  e certamente com mais detalhes claro, mas uma das coisas que ela me disse na entrevista e que muito me marcou foi que estava trabalhando com  delivery (Entrega de comida caseira), e que nos momentos livres fazia marmitas e entregava para as pessoas desabrigadas.

Logo ano de  2020 fomos acometidos pela pandemia, que afetou todos e  ainda muito mais a todas as pessoas que trabalham no ramo artístico e de eventos.

Muitos profissionais tendo que fechar seus espaços, muitos  estabelecimentos, cancelando contratos, negócios e agendas.

Na verdade eu venho a escrever esse fato e relato, não só para mostrar um pouco de uma história inspiradora e incontestável  que a Mara Santos nos mostra.

Mais além do que isso!!

Os ensinamentos; que tudo isso nos traz!!!

"A capacidade de ser resiliente"

"O valor de uma boa parceria"

"A importância de ajudar as pessoas"

E sobretudo, me faz pensar sobre a lição do bambu chinês e sobre a ostra e a pérola.

                           O bambu 

▪Não se curva diante das grandes tempestades 

▪O bambu nunca está sozinho 

▪O bambu fica 05 anos de baixo da terra quando é plantado, mas depois cresce muito rápido e pode atingir até 25 metros 


                        A ostra e a pérola

▪Ostra feliz não se transforma em pérola 

▪A ostra precisa ser invadida e ferida para produzir a pérola 

▪A luz surge na escuridão/Não há transformação sem dor 

Eu termino lhe perguntando onde está o herói de nossos dias?


Arthur Martins Filho 
Poeta lírico, escritor, professor de dança de salão  e radialista - Criador e apresentador do programa Dançando a poesia- (Prêmio radialista revelação 2019) - Câmara Municipal de São Paulo
São Paulo, novembro de 2021

Biografia: 
http://arthureconvidados.blogspot.com/2021/04/arthur-martins-filho-poeta-e-escritor.html?m=0

Um pouco mais da minha história por Duna Amaral repórter por poesia 
http://arthureconvidados.blogspot.com/2021/10/um-pouco-da-minha-vida-e-historia-por.html?m=1
▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪

Em uma conversa informal via Whatsapp 
Eu perguntei à Mara Santos 
Como vc se define?

E ela respondeu:
-"Me defino uma mulher forte que apesar das dificuldades luto pelos meus ideias e princípios, mesmo com o mundo caindo sempre penso que temos que ser forte e correr atrás dos nossos sonhos"
06/11/21
▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪▪

3 comentários:

  1. São as profundas recordações, que nos levam sempre a anos atrás e trazem a tona a tantas coisas boas, que revivendo-as, nos faz muito bem... As límpidas e boas recordações... Grato pela brilhante partilha, nobre poeta, professor, radialista e principalmente, Amigo. Abraços e sempre sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Adoro suas postagens , pois nos provocam observações do passados e reflexões do presente !
    Afinal somos esse somatório !
    Que a vida nos proporcione esse discernimento continuo !
    www.elyanelacerdda.com

    ResponderExcluir
  3. E eu respondo,commmuita convicção. Mara Santos é uma. Uma entre tantos que não passam simplesmente pelo mundo,mas deixam a marca em tudo que realizam, e não se deixam abater, pois sabem que a vitória não está na chegada ;pois isto é caminho infinito dis que nasceram p ser felizes...e o São, independente das circunstâncias da caminhada infinita...

    ResponderExcluir