quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Relato sobre o café - Programa Dançando a poesia - Rádio CDK - Arthur Martins Filho

Eu conversei com a D. Geni que me contou que quando tinha seus 10 anos, lembra que seu avô havia deixado para seu pai onze mil pés de café, e seu pai produzia o café e vendia na cidade de Ipaussu na Ilha grande - São Paulo. Torrava e depois socava o café no pilão, lembrou-se também que fazia paçoca e arroz no pilão. Disse que o pilão era como o liquidificador nos tempos de hoje. O arroz tinha que bater para não quebrar, depois tirava as cascas com a peneira. O duro era limpar o pilão para fazer outra coisa diz ela, com ar de sorriso. lembrou que lavava os cabelos com guanxuma que era um capim que fazia vassoura. Era uma vida que hoje as pessoas nem imaginam o que era na época. Hoje diz ela que tem uma vizinha que tem um pé de café no quintal, não é uma cafeicultura. D.Geni me diz que tem 89 anos e mora no bairro do Ipiranga - São Paulo. Obrigado D. Geni por ceder este bate papo, e autorizar a publicação para o programa Dançando a poesia - Rádio CDK Music. Apresentação: Radialista - Arthur Martins Filho Quero aproveitar para mandar uma carinhoso abraço a D. Maria que sempre oferece um delicioso cafezinho lá no clube Atlético Ipiranga. Ela me disse que nasceu em Alagoas. Terra boa!

6 comentários:

  1. Linda História de vida .Parabéns 👏👏👏👏😘💫

    ResponderExcluir
  2. Um grande exemplo de vida a ser seguido...
    Parabéns !!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o depoimento! Parabéns a dona Geni!! Quanta história essa guerreira de grande coração tem para contar! Por mais histórias assim pra deixarmos as lembranças vivas!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dona Geni me indetifico com a sua história

    ResponderExcluir
  5. Q história linda quero chegar aos meus 90 anos assim 👏👏👏

    ResponderExcluir
  6. História de volta verdadeira .Parabéns pela alegria e disposição.

    ResponderExcluir